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QUALIDADE MOSTRA O CAMINHO

(Editorial da revista Furbusiness de abril de 2003. Este editorial fala sobre os efeitos da globalização sobre o mercado de peles: competição feroz entre os novos produtores e os produtores tradicionais e menores margens de lucros. Conclui o editorial com a opinião do autor sobre qual o caminho o mercado deveria tomar para sobreviver e aumentar suas margens de lucros.)

Hoje, o potencial global para produção de bens e serviços é maior do que jamais o foi, tanto em relação a produção quanto em relação a demanda dos consumidores.

Novas tecnologias, barateamento dos fretes, comunicação efetiva e a liberação do comércio internacional tem, em um pequeno espaço de tempo, jogado grande partes do comércio mundial em uma competição maior do que jamais foi vista.

Alguns paises tem conseguido usar esta nova ordem mundial para desfrutar de expressivo crescimento econômico, enquanto outros tem tido grandes problemas em redirecionar os trabalhos que foram perdidos nas industrias tradicionais.

Nós estamos em um processo de transformação de proporções históricas, um processo que num pequeno período criou vencedores e perdedores mas, que no longo prazo, irá beneficiar a todos. Dentro de um considerável número de negócios, o processo de transformação tem criado uma competição feroz porque a capacidade de produção dos "velhos países" não declinou a mesma taxa em que ela aumentou nos "novos países". Em outras palavras, é fácil de se produzir bens o problema é para vende-los. No comércio de peles está ocorrendo o mesmo.

Hoje, a China é de longe o país líder em curtimento e manufatura de peles. Ao mesmo tempo é considerável a demanda por casacos de peles entre os chineses. Os tipos mais exclusivos de peles como mink e raposas são, entretanto, ainda produzidas nos "velhos países".

A competição é dura dentro das cadeias individuais de produção de peles. Os produtores de peles e as casas de leilões - os dois primeiros elos da cadeia - estão sofrendo com a inflação de seus países o que significa maiores custos de produção. Isto combinado com a exportação para um país caracterizado por significante crescimento econômico e alto potencial para segurar a inflação é uma dura mistura, que é financialmente viável somente se os criadores e as casas de leilões forem capazes de aumentar continuamente e substancialmente suas produções .

Ao mesmo tempo o próximo elo de produção - comerciantes, curtidores e fabricantes - estão competindo pesadamente pois as margens de lucro estão pequenas e que, por este motivo, leva a operações em larga escala e aumento da concentração.

Nós estamos em um negócio onde o canibalismo - o menores são engolidos pelos maiores - é a chave para a sobrevivência no curto prazo.

O consumidor pode desfrutar do fato de que a participação da matéria prima fica em torno de 60 por cento do preço de um casaco na China e em torno de 40-50 por cento do preço em mercados mais tradicionais. Esta é uma margem excepcional comparada com o resto da indústria da moda e indica claramente que o negócio de peles está passando por mudanças fundamentais.

É obvio que todos, no comércio de peles, gostaríamos de maiores margens de lucros. Alguns negligenciam na matéria prima e designer enquanto outros tentam aumentar a qualidade e os esforços de publicidade.

Não há dúvida de que aumentar a qualidade dos produtos de peles e focar em publicidade é o único meio.

Este é o motivo porque as recentes matérias da Furbusiness Magazine tem devotado espaço para artigos sobre organizações internacionais de comércio que, a primeira vista, podem parecer estar competindo, mas na realidade estão lutando pela mesma causa - aumentar o valor dos produtos de peles.

Este artigo da Furbusiness Magazine conclui a série de retratos sobre organizações de comércio com um artigo sobre Edward Brennan e a American Legend (este artigo será traduzido e publicado futuramente), uma empresa que tem conduzido uma única, notável e visionária campanha publicitária sobre peles, estipulando exclusividade das peles.

 

 

 

GALERIA
Confira a coleção de fotos de casacos dos principais nomes da costura mundial.  
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