link para site da Madereira Colina

   

PÁG. INICIAL
FEIRAS
FÓRUM
ANÚNCIOS
ASSOCIAÇÕES
LISTA DE CRIADORES
LOJA VIRTUAL
LISTA DE FORNECEDORES
OUTROS_SITES
MANUAIS DE CRIAÇÃO
COTAÇÕES
ARTIGOS
LIVROS
ENDEREÇOS
BATE PAPO
E-MAIL

 

MELHORAMENTO DOS ANIMAIS DA CRIAÇÃO

Por James Schwenke, Vice-presidente, Houston & Gulf Coast Chinchilla Breeders Club da filial do Texas. Publicado na revista Empress Chinchilla Breeder de agosto/2002, Vol.58, nr.08.

 

EXERCÍCIO PRÁTICO

A brochura que continha o artigo, publicado mês passado, tinha também incluídas duas folhas para se usar na comparação dos animais de amostra. Cada folha tinha 12 círculos divididos em 6 partes, representando cor, densidade, cobertura do véu, terminação, tamanho e textura, com um espaço abaixo de cada círculo para comentários.

Para completar o exercício, estas instruções foram seguidas:

INSTRUÇÕES

I. Cada membro do clube deverá trazer um ou dois animais de sua criação para formar a amostra de 20 a 25 animais.

II. Coloque um número em cada gaiola de animal. Divida os animais em três grupos. Coloque cada grupo em mesas de avaliação separadas por alguns metros. Use lâmpadas de luz diurna sobre as mesas ou coloque as mesas fora do prédio no lado norte fora do sol num dia claro.
III. Divida os membros do clube em três times.

IV. Analise os animais usando o método da tabela colorida reproduzido nas páginas 4 e 5 da brochura de exercício.

A. Cada time apanhará um grupo diferente de animais (time nr. 1 trabalhará com o grupo de animais nr. 1, etc.) e graduará todos os animais neste grupo por cor, densidade, cobertura de véu, textura, terminação e tamanho. Lápis coloridos serão fornecidos.

1. Se uma característica não for comercializável em uma pele, chame-a de "inferior" e represente-a com uma cor amarela.

2. Se a característica é razoavelmente desejável e for comercializável em uma pele, pinte o espaço para ela de vermelho.

3. Se a característica é boa e qualificaria para qualidade máxima na criação, use a cor azul.

4. Registre as diferenças excepcionais como "felpuda", "sedosa", "lanosa" e etc. na coluna "observações".

5. Marque a cor do animal no espaço em branco ao lado de seu número.

B. Todos os membros de um time irão registrar as mesmas graduações para cada animal mas cada time trabalhará independentemente dos outros times. Haverá diferenças de opiniões que devem ser discutidas, por meio disso o valor educacional deste exercício será maior, mas a opinião da maioria deverá prevalecer.

C. Quando todos os times terminarem de analisar o seu primeiros grupo de animais, eles irão se mover para outro grupo e assim por diante até que  eles tenham graduados todos os animais.

Quando a análise estiver terminada, as qualidades e as deficiências dos animais podem ser vistas com um golpe de vista nas tabelas coloridas.

 

DISCUSSÃO E ANÁLISE

 Cada time, sentados separadamente dos outros times, então discutirão e responderão as perguntas do exercício de forma a analisar os resultados da avaliação. Para o propósito de análise, o sexo das chinchilas foram desconsiderados. A seguir estão as perguntas:

I. Características Ligadas:

A. Relacione todo animal grande e taurino com boa densidade que também seja lanoso.

Nr..........; Nr.........; Nr.........; ...

B. Com quais animais eles deverão ser cruzados?

Nr..........; Nr.........; Nr.........; ...

II Características Dominantes e Recessivas:

A. Que animais parecem carregar o gene recessivo para cor:

Nr..........; Nr.........; Nr.........; ...

B. Relacione o animal cujos genes para tamanho e conformação forem provavelmente mais dominantes que os dos outros animais. Nr..........

(Nota: Questão A pergunta realmente qual é recessivo, puro ou impuro. Depois de reler a seção II dos "Princípios Básicos de Criação", será fácil encontrar nos quadros de análise que animais definitivamente carregam o gene recessivo para cor. Para responder a questão B, decida se o menor ou o maior animal da amostra é para ser relacionado)

III. Características Acumulativas:

A. Relacione dois animais que, se cruzados, acumulariam uma banda mais larga em seus filhotes: Nr.................. e Nr.................

B. Relacione dois animais que, se cruzados, acumulariam a ponta do véu em seus filhotes: Nr.................. e Nr.................

C. Relacione dois animais que, se cruzados, acumulariam a cobertura do véu em seus filhotes: Cruze Nr.................. com Nr.................

IV. Relacione os três melhores animais da amostra. Considere cor, densidade, cobertura do véu, textura, terminação e tamanho, nesta ordem. O melhor: Nr...........; Segundo melhor Nr............e o Terceiro melhor Nr..............

A. Assuma que estes três animais são machos e o resto fêmeas. Planeje os cruzamentos para três famílias poligamias. Compense as características fortes com as fracas.

Macho Nr.............. com (relacione animais)

Macho Nr.............. com (relacione animais)

Macho Nr.............. com (relacione animais)

B. Relacione as fêmeas (supostas) para as quais você não possa encontrar um cruzamento adequado e descreva o tipo de macho que você deve procurar.

Nr. ................., precisa............................................

Nr. ................., precisa............................................

C. Você recomendaria descartar alguma das fêmeas (supostas)?

Nr. ................., razão............................................

Nr. ................., razão............................................

IV. Que animais não seriam comercializáveis como peles? Faça uma lista deles.

 

COMPARAÇÃO E ANÁLISE

Depois de todos os times tenha completado o exercício, o presidente da reunião, agindo como moderador, trará os três times juntos para comparar suas análises e respostas. Onde uma diferença de análise for encontrada, o animal em questão será trazido ante o grupo e as opiniões variadas dos membros serão debatidas. As questões respondidas como parte do exercício serão debatidas da mesma maneira, com o resultado de que todos os membros presentes se tornarão completamente treinados na terminologia de criação, análise de rebanho e princípios básicos de criação.

O programa foi um sucesso em outra maneira também, os criadores levaram para casa este conhecimento e iniciaram seu próprio programa de melhoramento genético.

 

GALERIA
Confira a coleção de fotos de casacos dos principais nomes da costura mundial.  
página grande, leva em torno de 8 minutos para baixar.

Envie sua mensagem ;