link para site da Madereira Colina

   

PÁG. INICIAL
FEIRAS
FÓRUM
ANÚNCIOS
ASSOCIAÇÕES
LISTA DE CRIADORES
LOJA VIRTUAL
LISTA DE FORNECEDORES
OUTROS_SITES
MANUAIS DE CRIAÇÃO
COTAÇÕES
ARTIGOS
LIVROS
ENDEREÇOS
BATE PAPO
E-MAIL

 

O TOM AVERMELHADO NOS ANIMAIS PRETOS

Artigo escrito por W.Bird cuja tradução foi publicada na revista Chilasul New ano 5 nr. 26 de setembro/outubro de 1996.

No boletim do NCBC de março deste ano (1996), aparece a seguinte pergunta: Acho que meus animais Black apresentam um leve tom avermelhado. O que pode estar causando isto e o que eu posso fazer para corrigir o problema?A resposta básica para esta questão seria a de que se trata de problemas genéticos, e esta foi a resposta dada nesse boletim.

Muitos criadores de chinchilas têm feito esta pergunta durante muitos anos, não apenas sobre chinchilas Black mas também sobre as Standard.

Em relação ao tema genético, penso que Robert Gunning tentou nos dar boa parte da resposta no Encontro Anual do NCBC de 1995, onde foi nosso convidado. Ele disse para colocar em cria fêmeas com as pontas do véu bem escuras e essas foram as que ele usou para produzir o que o mundo conhece como os animais Black Velvet de Gunning, mais conhecidos como os Blacks.

Contudo, acho que a resposta não está apenas relacionada com genética, mas também com outros fatores. Permita-me mostrar-lhes onde eu acho que residem 80% destes problemas com o tom avermelhado.

Lembro ter estado conversando com uma bela criadora de chinchilas que observava seus animais serem julgados no show de Colorado em 1994. Alguns de seus animais standards estavam recebendo segundos e terceiros lugares e os juizes diziam: pela sua cor avermelhada... Ela não conseguia visualizar a cor avermelhada que os juízes mencionavam, desde o lugar em que se encontrava. Finalmente, eu consegui observa-la. Este avermelhado começava no rabo e se espalhava sobre as ancas, e expliquei o fato para ela. Então ela disse que esses animais são descendentes de pais puros que tinham obtido prêmios de Grande Campeão e Reservado e que não teriam como serem off color com tons avermelhados. Mas, aí estava ela, encarando um problema no seu rebanho que não tinha história de avermelhados.

Pensando nisto, lembro dela meses atrás me contando algo que acontecia com seu sistema de água e a alimentação, um fato atrás do outro. Perguntei sobre isto e me disse que já tinha corrigido esses problemas.

O PAPEL DOS MINERAIS

Acredito que o caso dos avermelhados, não apenas se produz por problemas genéticos, mas também por problemas de alimentação, água e de intestinos, como pode se ver pela experiência anterior e pela experiência de Ron Rowan, quem tinha uma das melhores criações de chinchilas.

Ele declarou:"Quando a água está contaminada com bactérias, eu uso um destilador". Como não tenho certeza de como isto afeta os animais uma vez que todos os minerais são removidos por este sistema, consulto com vários veterinários e um especialista em nutrição que eu conheço. Todos eles acham que os animais deveriam receber estes minerais da sua alimentação, e como pareciam estar algo estressados decidi que a causa do problema poderia estar na falta dos minerais. Demorei um ou dois anos para entender o que fazer e corrigir o problema. Eu sabia que a chinchila pode tirar do seu pêlo o que necessita, e nestes casos vemos aparecer o tom avermelhado.

Durante minhas tentativas de colocar de volta os minerais na água, conferi o nível de pH, apenas por curiosidade. Este era sempre muito baixo porque não haviam minerais. Na época eu usava dois destiladores para poder manter uma quantidade de água suficiente. Ao colocar os minerais na água encontrei que o nível destes era diferente nos dois destiladores. Para conseguir nivelar o pH em toda a água, tinha que mudar a quantidade de minerais que adicionava na água para cada destilador. Tenham cuidado ao usar destiladores ou qualquer outro purificador de água, porque reverte a osmose. A minha opinião é que, retirados os minerais da água, estes devem ser recolocados através de algum método, para que o rebanho não fique estressado e não apareça o tom avermelhado.

A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE

Para um criador de chinchilas, a saúde de seu rebanho é algo muito importante para produzir o animal perfeito ou a pele perfeita. Sem animais saudáveis, o produto final não tem o atrativo que cativa ao criador, ao juiz ou ao comprador de peles que sabe valorizar uma pele em prime. Para os criadores, este elemento é a grande diferença entre ganhos e perdas.

 

 

GALERIA
Confira a coleção de fotos de casacos dos principais nomes da costura mundial.  
página grande, leva em torno de 8 minutos para baixar.

Envie sua mensagem ;